Para microempreendedores que pensam em marketing digital, as redes sociais são uma das principais opções que vem à mente para ajudar nas vendas, além de tornar a marca mais conhecida. Isso acontece porque as pessoas gostam de ficar nas redes sociais, o que permite criar um relacionamento mais estreito com o consumidor.
E quando falamos de divulgação de produtos e serviços, o Instagram é uma excelente alternativa para criar essa proximidade. É possível trabalhar com diversos segmentos de mercado e conseguir bons negócios na rede.
Porém, para vender no Instagram é fundamental levar em consideração alguns princípios básicos. Se você está pensando em criar uma conta para divulgar produtos e serviços no Insta, confira as dicas e comece a colocar em prática o quanto antes! Vamos lá?
1. Crie um perfil comercial
O primeiro passo é ter um perfil comercial. Até porque, os perfis empresariais possuem mais opções de recursos, incluindo aí a funcionalidade de compra direto na plataforma — o que facilita demais a experiência dos usuários. Sem falar que traz profissionalismo à empresa.
Outro ponto importante é que, com uma conta comercial, é possível analisar as métricas, como impressões, alcance, perfis, visitas, localização e muito mais. Munido desses dados, você consegue fazer ajustes na estratégia e otimizar os resultados.
Além disso, com uma conta comercial é possível promover publicações e aumentar a visibilidade do seu post. Assim, vender no Instagram se torna algo bem mais viável.
2. Atualize a bio do seu Instagram
Não se esqueça de ter a sua bio atualizada e bem definida — que é um jeito de melhorar as vendas no Instagram. Ela é o cartão de visita do seu negócio e é nesse espaço que o usuário vai entender melhor sobre sua empresa e o que você vende.
Assim, lembre-se de que a ideia é mostrar para o usuário, de forma clara, o que você oferece, qual o seu segmento e apresentar o link da sua loja virtual — sempre atualizado, para não perder visitas. Seja claro e objetivo nessa parte, apresentando informações que vão de encontro à necessidade do seu público.
3. Use imagens de qualidade e boas descrições
A produção de conteúdo é uma das principais estratégias para gerar engajamento e vender no Instagram. Como se trata de uma rede extremamente visual, você precisa caprichar nas imagens que publicar.
Prepare uma imagem bacana, atrativa e que gere impacto. Isso também é válido para publicações de vídeos.
A legenda também deve falar sobre as características do produto e os motivos que vão convencer o usuário a adquiri-lo. Aqui, tome cuidado também de ser direto, não deixar dúvidas e não cometer erros gramaticais.
4. Utilize a opção “loja” para vender no Instagram
Essa função permite o cadastro de informações de serviços e produtos na própria rede. Se você ainda não possui uma loja física, essa é uma excelente opção para divulgar a sua marca de forma rápida e lucrativa.
É o recurso loja que permite que, ao tocar no produto do feed, você seja redirecionado para a compra dele, encurtando muito esse caminho.
Mas, para que isso aconteça, você terá que ter uma página de negócios no Facebook e vincular à sua rede do Instagram nessa página. Assim, é possível criar campanhas e anúncios direcionados e segmentados.
Ao adicionar os produtos no catálogo do Facebook, você consegue marcar as publicações do Instagram, aparecendo para os usuários de maneira orgânica ou pode também impulsionar essas publicações. Na prática, você posta uma imagem com seu produto (ou um cenário onde ele está incluso) e insere descrições, preço e link para realizar a compra.
5. Capriche no Feed
Falamos que a bio do Instagram é o cartão de visitas, mas um feed organizado e bonito também deixa uma ótima primeira impressão nas pessoas que passam pela sua página.
Assim, ao postar fotos do seu produto, organize um cenário bonito ao redor. Você também pode optar por cores que remetam à sua marca, que tal?
6. Use e abuse dos Stories e do Reels
Os recursos disponíveis nos stories são muito bons para engajamento com seu público e diversas empresas já utilizam essa ferramenta para vender ou direcionar o usuário para a página de vendas do site. Sem falar em expor seus produtos de uma maneira bem mais divertida!
Utilize recursos como perguntas e enquetes para criar um conteúdo interativo, mas também aproveite para expor as qualidades dos seus produtos e serviços de forma simples e objetiva.
Se a sua conta do Instagram tiver mais de 10 mil seguidores, ainda será possível inserir links em seus stories, direcionando seu público para uma página de compra, por exemplo.
Já o Reels permite fazer vídeos curtos, como os do TikTok, que divertem seus seguidores e os fazem considerar ainda mais a sua loja!
7. Não se esqueça das hashtags
Ao publicar qualquer item no seu Feed, lembre-se de usar hashtags que façam sentido e possam facilitar as buscas do usuário, que vai chegar mais fácil em suas postagens.
Por exemplo, digamos que você venda produtos para pets e está anunciando uma coleira para gatos, boas opções seriam #coleiragato, #coleitaspets, #catsofinstagram. O segredo aqui é postar até 6, não mais que isso. E sempre tags que, de fato, se refiram ao seu produto.
8. Faça ofertas e parcerias
O que todo mundo gosta na hora de comprar algo é ver a palavra “desconto”. Criar ofertas exclusivas e descontos em determinados produtos da sua loja podem ser um atrativo muito bom para seus seguidores.
Faça parcerias com pessoas e influenciadores da rede. Isso pode ajudar a criar um relacionamento com a sua marca e ajudar nas vendas. Se você tem uma microempresa, ou trabalha com um negócio local, buscar microinfluenciadores da sua região pode ser uma boa alternativa
9. Mantenha a página sempre atualizada
Além de todas essas dicas, uma das mais importantes é a constância nas publicações. Você não precisa postar no Feed todo dia, mas umas três ou quatro vezes na semana vão bem demais. Já os stories, esses podem ser diários e variados, sempre pregando o engajamento — é assim que a sua empresa será lembrada.
Além disso, para vender no Instagram, é interessante você mostrar que considera seu público. Responda as mensagens, seja no direct ou no feed, além de colocar boas CTAs nas publicações, encaminhando as pessoas para sua loja virtual, perguntando a elas o que acharam do seu último lançamento etc.
10. Tome cuidado com o exagero
Alguns excessos, como encher a postagem de hashtags (incluindo hashtags que têm zero a ver com seu produto), publicar no feed 10 vezes no dia, seguir ou deixar de seguir centenas de pessoas na mesma hora, podem comprometer seu desempenho, fazendo com que sua conta perca o engajamento.
Isso porque o algoritmo do Instagram vai achar que você está usando bots para alavancar seu crescimento, ou seja, de um jeito não natural, o que dá algumas punições — como o shadowban, fazendo com que suas publicações deixem de aparecer nas pesquisas, prejudicando toda a sua estratégia e planejamento para vender no Instagram.
Saber como vender no Instagram pode dar um pouco de trabalho, mas não é difícil e você ainda garante excelentes resultados com um custo quase zero. Agora, se você não sabe por onde começar, uma consultoria de marketing para pequenas empresas é uma ideia interessante!
Então, ative sua conta logo e confira aqui outras ações de marketing que podem ajudar seu negócio a vender mais.
Grafica em BH, Grafica BH, Gráfica em Belo Horizonte, Gráfica Belo Horizonte, Cartão de Visita BH, Panfleto BH, Folheto BH
0 Comentários